Foto: Arquivo Pessoal
No meio do ano, a estudante carioca Camila Júlia, 30 anos, iniciou os estudos para o seu TCC com a missão de analisar 'Malhação - Viva a Diferença'. Ela cursava Comunicação Social - Publicidade e Propaganda no Rio de Janeiro e resolveu levar seu amor por "Malhação" para as salas da faculdade. No dia 11/12, aconteceu a defesa da monografia, onde a jovem conseguiu a sonhada nota máxima que precisava para se formar.
Em declarações ao Lovers Malhação, Camila contou porque escolheu falar sobre nossa novelinha: "O que me levou a fazer o TCC sobre Malhação Viva A Diferença, foi pelo fato de amar o universo das telenovelas e ter crescido vendo Malhação, tinha 7 anos quando estreou Malhação em 1995, hoje tenho 30 anos. E desde que entrei pra faculdade há 4 anos eu sempre tive em mente em fazer minha monografia sobre telenovelas, já tinha cogitado em fazer minha monografia sobre Malhação, mas quando estreou "Malhação Viva A Diferença" me despertou uma vontade de escrever sobre essa primorosa temporada que ela foi, mostrou uma nova vertente da franquia e mostrou que podemos viver com as diferenças e que devemos respeitar a todxs igualmente."
O DESAFIO DE ATRELAR A PROFISSÃO AO UNIVERSO DAS FIVES:
"Na minha monografia como fiz faculdade de Publicidade e Propaganda, tive que atrelar à minha profissão ao universo da obra de Cao Hamburger, a construção e elaboração da minha monografia, partiu desde o surgimento dos folhetins, depois o começo da radionovelas, passando para as telenovelas e a consolidação das telenovelas como produto nacional, além disso falei que as novelas tem um merchandising social e comercial importantes e que pode ajudar milhares de pessoas e ser sim um veículo de conscientização para diversas temáticas existentes na nossa sociedade.", explicou a estudante.
Camila também contou que finalizou a monografia fazendo um tour pela história de 'Malhação' e destacando os avanços dados por "Viva a Diferença" numa abordagem realista da juventude atual. Além disso, citou os casais e beijos lésbicos e gays e a importância desses assuntos serem exibidos gerando comentários no ciclo de amigos, familiar e também nas redes sociais.
"VIVA A DIFERENÇA", UM DIVISOR DE ÁGUAS
"Acredito que Viva A Diferença foi um divisor de águas na franquia, mostrou com sutileza todas as problemáticas dos adolescentes/jovens na nossa sociedade de forma séria, mas tudo foi mostrado com leveza até por causa do horário em que a novela é exibida.", afirmou Camila, que se sente honrada e realizada por ter feito um TCC sobre algo que gosta, por destacar a importância de 'Malhação' na grade da Globo e ter atingido seu objetivo.
Publicado em 20/12/18