Image Map

9 de mai. de 2019

Exclusivo: João Pedro Oliveira fala sobre desafio de interpretar um personagem gay: 'É um personagem muito real. Me sinto presenteado'

Aos 19 anos, João Pedro Oliveira já atua em sua segunda novela, 'Malhação - Toda Forma de Amar'. Ele, que já havia feito uma participação na série "Desnude" da GNT e foi elenco de apoio em 'Malhação - Vidas Brasileiras', hoje encara o desafio de interpretar Serginho, um personagem gay, negro e periférico. Denominações essas que levantam discussões e que garantem representatividade a muitos jovens. Em entrevista ao Lovers Malhação, João relembrou um pouco da sua trajetória, falou sobre a importância do Serginho, sobre a parceria com Pedro Alves e suas inspirações. 
Confira a entrevista completa abaixo:
Como surgiu em você a vontade de ser ator?
A minha vontade de atuar vem desde 2009, quando eu entrei em um curso de Teatro que tinha em uma oficina perto de casa, foi ali que eu tive meu primeiro contato com o teatro. Minha mãe me colocou pra fazer o projeto por eu ser muito tímido. Com 9, 10 anos, fiz uma apresentação pelo curso, mas em seguida ele acabou falindo por falta de verba.

E o Audiovisual, como entrou na sua vida?
Com o audiovisual, o primeiro contato que eu tive foi em um curso chamado Tear, que fica na Tijuca e foi lá que eu tive certeza que eu queria o audiovisual presente na minha vida. Foi lá que passei a amar muito Fotografia, e curto muito até hoje. Foi quando eu tive a certeza do que eu queria, lá tinha textos, produção de roteiros e foi muito irado pra mim. Só que por conta de mudança de colégio, eu acabei saindo do projeto. Quando eu cheguei no Ensino Médio, eu comecei a trabalhar de Jovem Aprendiz na Caixa Econômica(do final 2015 a 2017). Em seguida, passei em um teste e entrei pra Agência 40 Graus Models e fiquei lá durante um ano e através do meu agente atual consegui alguns testes pra cinema. Com isso eu voltei a ter um contato com a arte, passei a assistir coisas, fazer monólogos, fui estudando meio que autodidata e percebi que realmente queria a arte pra minha vida.

Como surgiu a oportunidade de fazer 'Malhação - Vidas Brasileiras'?
O primeiro teste que eu fiz, na verdade, foi para 'Viva a Diferença'. Era um personagem gay, entraria na reta final da temporada, mas não passei e depois de um mês voltei na Globo pra fazer o teste de 'Vidas Brasileiras'. Fiz todo o processo com o elenco, não passei de cara mas depois recebi uma ligação falando que eu tinha sido aprovado como elenco de apoio. As oficinas foram em outubro e esse convite veio em dezembro, quase natal. Eu me joguei nessa oportunidade e aprendi pra caramba.
E 'Toda Forma de Amar' como entrou na sua vida?
No final do ano passado, eu recebi o convite pra fazer os testes, a pesquisadora de elenco me achou, entrou em contato com os agentes e fechou tudo. Eu ainda tava gravando 'Vidas Brasileiras', mas fui. Me joguei no teste de vídeo, fiz tudo, passei por todos os processos e consegue, hoje estou lá!

Qual é a sensação de participar de duas temporadas seguidas?
É muito bizarro! Eu sempre acho que eu não sou tão importante assim, eu sempre me subestimei muito, então é uma autoafirmação, uma coisa muito política pra mim quanto pessoa e pra mim me reconhecer também. Reconhecer que eu tenho meu talento e que eu posso ir muito longe com tudo que eu fizer. É uma sensação que eu não consigo descrever, me sinto realmente muito presenteado por Deus e pelo universo de poder participar de duas temporadas seguidas. É um milagre, né?

Serginho já foi pro ar e já vimos algumas cenas dele. Quero saber como você o define?
Serginho é um cara muito amigo, um cara um pouco sentimental, sabe? Mas ele tenta não demonstrar isso pra galera, tenta não transparecer. Ele é muito firme, objetivo, muito certo que ele quer, além de correr muito atrás dos objetivos. Um personagem bastante batalhador mesmo.

Você fez algum tipo de preparação pessoal pra dar vida ao Serginho? Como fez a composição pra ele?
Não... Cara, a preparação que eu fiz foi assistir muita série com personagens gays no enredo, tive uma vivência foda com vários amigos que são gays e que são pretos e eu conversei muito com eles. A preparação que eu fiz foi muito mais de pesquisar, de estar muito mais atento quando estou na rua, de olhar e identificar vários 'Serginhos'. Ver como eles falavam, agiam, se portavam, isso foi muito bom pra mim, uma desconstrução mesmo, eu deixei o personagem entrar cada vez mais em mim, ainda mais por conta de um amigo cineasta(Yuri Costa - ig: @_eusouyuri), que lembra muito o Serginho e toda sua história de esforço. Ele me deu muitos toques, conversamos muito, eu estudei alguns textos com ele, foi um cara que me ajudou muito e até hoje quando tenho alguma dúvida ou questão eu sempre recorro a ele.

Fala um pouco sobre sua parceria com o Pedro Alves.
A gente joga muito em cena, de cara nos testes a gente já sentiu que iriamos trabalhar juntos. A gente não sabia como, mas no final de uma semana de testes a gente entendeu que talvez seríamos um par  na trama. Isso acrescentou muito no nosso trabalho, foi ali que a gente começou a entender o que estava acontecendo. O Pedro é um cara incrível em cena, eu gosto muito dele, temos uma relação muito boa de amizade, nos respeitamos bastante. É realmente um cara ótimo, maravilhoso. Um fofo!
Negro, periférico e gay, Serginho é um personagem que bate de frente com muitos preconceitos expostos pela nossa sociedade, principalmente atualmente. Primeiro, qual a importância do Serginho estar num programa voltado para os jovens, nesse momento que estamos vivendo?
Ele bate de frente com MUITO preconceito. A importância dele está nesse programa é que existem muitos Serginhos espalhados por aí que não sabem lidar com as suas questões e que passaram/passam/passarão pelas mesmas coisas. Acho muito importante tratar desse personagem que é gay, que é periférico e tem vários questões e que muitas vezes não é retratado. Em 'Malhação' mesmo, personagens gays sempre tiveram pouco destaque(o que vem mudando nas últimas temporadas). Ele tem uma história além da sua sexualidade e eu acho incrível poder mostrá-la. Não fica só centrado na orientação sexual dele. É um personagem muito real e quando eu soube que eu interpretaria um gay, eu disse "Mano, então ele é meu!", eu vou abraçar esse personagem e viver ele da melhor maneira possível e vou dialogar com essas milhões de pessoas que assistem todos os dias. É muito bom e me sinto presenteado.
E segundo, qual a importância do Serginho pra você e pra sua evolução pessoal?
Ele me fez evoluir e me desconstruir demais. Hoje em dia eu sou muito mais aberto, a cada dia e a cada coisa que eu vou lendo nos blocos de capítulos, de séries que vou assistindo, de tudo relacionado a questão LGBT eu cresço muito como pessoa, eu me sinto gigante e isso acrescenta muito no meu trabalho, nas cenas, em tudo.

Quais são suas inspirações na sua profissão?
Childish Gambino(Donald Clover), Lázaro Ramos que é um cara que eu admiro pra caramba, também o Chadwick Boseman, que fez o Pantera Negra. Mahershala Ali, que fez o filme 'Moonlight', ele é um ator que eu contemplo MUITO. Acho importante citar que 'Moonlight' foi um filme que me ajudou muito a entender o que era o Serginho, eu acho ele muito próximo do Chiron, que é o personagem principal, apesar de eu achar que a trama do meu personagem não é tão dramatizada como a do Chiron, porém foi uma inspiração muito boa até pra construir a relação de Guginho.

Serginho e Guga já chegaram chamando atenção e conquistando os corações dos fãs. A repercussão nas redes sociais já é imensa. Você esperava ter todo esse feedback assim tão no início?
Não esperava, juro pra você que não esperava ter um feedback tão bom assim no inicio. Já temos um fandom e eu tô tipo 'Meu Deus, como assim?' (risos) e é muito bom. Todos os dias eu fico assustado com a quantidade de gente que aparece pra falar que se sente representado e que com certeza nos próximos capítulos vão falar pra caramba pois Serginho vai viver muitas coisas ainda, boas e não tão boas, mas acredito que as pessoas vão amar muito, eu tô fazendo da melhor maneira possível então acho que o retorno vai ser bom.

O que a gente pode esperar do Serginho e de Guginho?
Então... Ai meu Deus, eu não posso dar spoiler e não sei falar o que vem por aí sem dar spoiler. É díficil!(risos). Mas enfim, do casal que ele pode formar com o Guga, é uma coisa que o público pode esperar mas que não vem agora, é uma coisa que acredito eu que venha mais pra frente, porque a gente não tem certeza de tudo. Mas acredito eu que seja uma coisa contada com uma delicadeza, tem uma fluidez, nada acontece do nada. É mais uma relação de amizade, de auto-descoberta do Guga e o Serginho ali dando aquele auxílio por ele já ser um cara bem resolvido, saber muito do que ele quer, creio que isso ajuda muito. Acho que são essas coisas que vocês podem esperar dele, esse apoio ao Guga e essa relação que tem tanto a se desenvolver e é muito gostosa de ser contada.

Que recado/mensagem você deixa pra galera que acompanha o Lovers, a Malhação e vai ler essa entrevista?
Que eles não desistam, sabe? Eu recebo muita mensagem de pessoas perguntando como é, como faz, eu acho que a gente tem que estar onde a gente gosta e a gente tem que correr atrás, buscar viver sem pensar muito no que vem depois, as vezes a gente fica muito limitado pensando só numa coisa e achando que estamos centrados mas na real não estamos, então acho muito bom que busquem várias coisas e não só uma, mas que a gente siga no foco do que queremos pra vida.
JOGO RÁPIDO DO LOVERS
Nome completo? João Pedro Oliveira
Idade? 19
Uma mania? Eu fico mexendo muito no cabelo(inclusive, tô fazendo isso agora!)
Um defeito e uma qualidade? Defeito: Teimosia e eu me atraso pra coisas.
Qualidade: Sou muito empático.
Comida favorita? Camarão
O que te deixa feliz? Receber boas notícias de amigos.
O que te deixa triste? Ver a situação atual que o país se encontra.
O que curte fazer nas horas vagas? Ler, assistir séries, filmes.
Um livro? Um Sol na Cabeça de Giovani Martins.
Um filme? Moonlight
Religião? Acredito em Deus.
Um ator e uma atriz? Mahershala Ali
Um sonho? Continuar podendo fazer o que eu gosto e da melhor maneira possível.
Família é? O maior bem que eu tenho
Ser ator é? Estar aberto pra novas coisas
Música favorita do momento? Eu tenho escutado muito o álbum de 25 anos do Exaltasamba, tenho escutado o álbum 360 do Revelação e também 'Braille' do Rico Dalasam.
Serginho em uma palavra? Amigo.
João Pedro em uma palavra? Confiante.
-
A partir da segunda(13), a história de Serginho e Guga começa a ganhar mais cenas. Não percam!
Entrevista feita por Richardson Sousa
Publicado em 09/05/19

Um comentário:

  1. Admiro muito Joao Pedro esse trabalho da malhação sempre que posso assisto bravos garotos Deus abençoe a Vc abraço do Professor ALUÍSIO Marechal Deodoro-La.

    ResponderExcluir

Blog Lovers Malhação. Tecnologia do Blogger.

Busca

Disclaimer


Um fanblog, reconhecido por várias gerações de Malhação. O site é feito de fã para fã e busca sempre levar o melhor conteúdo até você. Estou aqui com o propósito de divulgar e mostrar as melhores informações e conteúdos sobre Malhação, e de outros projetos relacionados aos integrantes.


Se houver imagens suas no blog, entre em contato conosco que retiramos. Muitas das imagens que aparecem no site são de fontes externas, e Blog Lovers Malhação não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que assim seja especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site, favor entre em contato e ela será prontamente removida.

Se você possui/é dono de algum material que foi postado aqui e deseja que retiremos, entre em contato, antes de tomar qualquer ação legal.
© Blog Lovers Malhação | Layout e Codificação Por: Maria Denise | Código por: Raphael Cardoso| Todos os direitos reservados.